Thursday 27 February 2020

A CAÇA ÀS BRUXAS (10)

EM JEITO DE BALANÇO

Em nove posts, o Cravo de Abril relembrou (muito sumariamente) aspectos vários da sinistra «Caça às Bruxas» que, durante cerca de uma década, varreu os EUA.
Também aqui foram relembrados (muito sumariamente) alguns acontecimentos que antecederam esse processo, igualmente caracterizados por uma odienta sanha persecutória e repressiva que tinha os comunistas como alvo selectivo, mas que atingiu milhares e milhares de democratas não-comunistas - a confirmar que o anticomunismo é, sempre, antidemocrático.

No relembrar de tudo isto, revisitámos um tempo histórico talvez decisivo na construção da democracia norte-americana e no decorrer do qual essa democracia pôs a nu o seu conteúdo, a sua natureza de classe e os métodos a que é capaz de recorrer para se impor.
Com efeito, os EUA desse tempo - tempo da devastação do movimento sindical de classe (na sequência do triunfo da Revolução de Outubro) e da Caça às Bruxas - são os EUA de Hiroshima e Nagasáqui; da instalação e (ou) apoio a todas as ditadures fascistas do mundo; da opressão e repressão sobre os povos da América Latina; da delapidação e do esbulho da riqueza nacional de dezenas e dezenas de países e povos; da destruição da Jugoslávia; da invasão e ocupação do Iraque e do Afeganistão - tudo servindo a sua ambição imperialista de domínio absoluto do mundo; tudo deixando atrás um rasto de sofrimento, de sangue, de morte, de horror.

Nestas relembranças encontrámos também, como não podia deixar de ser, os que, sejam quais forem as circunstâncias, não se resignam, não capitulam, rejeitam a arbitrariedade e a opressão, e lutam e resistem, lutam e resistem sempre - sabendo que, se quem luta nem sempre ganha, quem não luta, perde sempre.


Para os interessados, aqui fica uma lista de filmes que, directa ou indirectamente, abordam o período da Caça às Bruxas:

«O Preço de Uma Vida» - de Edwuard Dmytryk - 1949
«Um Rei em Nova Iorque» - de Chaplin - 1957
«O Nosso Amor de Ontem» - de Sidney Pollack - 1973
«Culpado por Suspeita» - de Irwin Winkler - 1975
«O Testa de Ferro» - de Martin Ritt - 1976
«Júlia» - de Fred Zineman - 1977
«Pesadelo na Rua Carrol» - de Peter Yats - 1988
«Na Lista Negra» - de Philip Saville - 1989