Friday 30 January 2015

Vigésima sexta canção

(À Maria Velho da Costa)
 
Que sabes tu de tigres e serpentes
ou que sei eu de pássaros dormindo?
Nas velhas casa pardas vão caindo
mais paredes de sangue sobre os dedos.
A voz ainda arde em fogo brando.
E este banho, Maria, não me aquece.

Eu sei lá, quantas palavras vou gastando
e quanto vou gostando de escrevê-las!
Mas custa. Muito mais do que se gosta,
apesar de eu fazer amor com elas.

E tu que sabes, talvez, das casas pardas,
das coisas poucas, das coisas que navegam
pelas palavras coisas que sossegam
o sangue das ideias que tu guardas,
tu saberás, Maria, talvez, das casas pardas,
mas eu sei de que cor os olhos cegam.

Ou já nada sabemos, repetindo
as palavras mais pardas do que as casas?


Joaquim Pessoa

in CANÇÕES DE ex-CRAVO E MALVIVER,
Moraes Editores, 1978.